Esta semana o YouTube lançou no Brasil o canal chamado Aprender. Trata-se de um hub que reúne diversos conteúdos educativos para as pessoas explorarem assuntos variados na plataforma de streaming de vídeos. As temáticas vão desde educação financeira até DIY (Do it Youself ou faça você mesmo) e podem inspirar a muitos para inovar em suas vidas.
Para acessar esta seção a partir da plataforma web do YouTube (através de navegadores como Chrome, Firefox, entre outros), basta acessar o site, localizar o menu lateral a sua esquerda e descer. A opção "Aprender" estará logo abaixo da seção "inscrições", na "mais tarde no YouTube". Confira na imagem abaixo:
Se você pensa que talvez o conteúdo do canal "Aprender" seja repetitivo, não se preocupe, ele é alterado periodicamente através de algoritmos que ajudam a filtrar os vídeos, além de auxílio de pessoas dedicadas a esta tarefa. Certas playlists foram montadas por instituições parceiras da Google, como a Fundação Lemann, que administra o canal YouTube Edu em conjunto com o YouTube Brasil.
O canal em formato de hub de vídeos educativos já foi disponibilizado no YouTube nos idiomas inglês, italiano, francês, coreano, espanhol e japonês e, agora, em português. A Google pretende expandir cada vez mais o serviço, para que outros países possam ter acesso às informações reunidas pelo "Aprender" ("Learning"). A gerente de parcerias estratégicas do YouTube para educação, Clarissa Orberg, diz:
"Essa nova seção do YouTube apresenta uma série de vídeos em diferentes áreas de conhecimento: desde conteúdo mais acadêmico como matemática, física ou gramática vindo dos canais do YouTube Edu, passando por assuntos ligados à carreira e desenvolvimento pessoal, até temas de interesse mais amplo como artes e literatura. O principal objetivo do hub é apresentar uma diversa gama de criadores de conteúdo que compartilham seus conhecimentos em suas áreas de expertise, para que os usuários do YouTube possam descobrir seus interesses e explorá-los com mais facilidade."
O que achou desta iniciativa organizada pela administração do YouTube? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!