A funcionalidade Picture-in-picture (PiP) está presente para usuários do iPad desde o iOS 9 e neste ano a função foi implementada também para o iPhone, no iOS 14. Entretanto, o aplicativo YouTube nunca permitiu a utilização deste recurso. Porém, ao que parece isto poderá mudar em breve, pois o YouTube começou a realizar testes do PiP em seu app para iOS.
Segundo relatos de alguns usuários no Twitter, o picture-in-picture está sendo disponibilizado para alguns usuários na versão mais recente do app YouTube para iOS. Algumas pessoas também disseram que a funcionalidade está habilitada somente para alguns vídeos, sugerindo que os desenvolvedores ainda estão testando e implementando aos poucos o recurso.
"Picture-in-picture rodando no iPadOS com o aplicativo YouTube. (Mas só funcionou com esta transmissão ao vivo, deve haver alguns truques de codec acontecendo nos bastidores para determinados cenários de reprodução)."
Picture in Picture working on iPadOS with the YouTube app.
— Daniel Yount (@dyountmusic) August 27, 2020
(But only worked with this live stream, there must be some codec trickery happening behind the scenes for certain playback scenarios). pic.twitter.com/75vG7Ai4ln
Apesar de interessante a funcionalidade, ela não funciona no iOS para os usuários que não assinam o YouTube Premium. Entretanto, é interessante mencionar que os dispositivos com iOS 14, iPadOS14 e tvOS 14, possuem agora suporte a vídeos HDR no app do YouTube.
A Google não mencionou quando chegará o picture-in-picture para todos no iOS. Porém, caso você queira utilizar este recurso do YouTube, saiba que é possível fazê-lo através do navegador Safari.
É estranho ver uma funcionalidade como esta chegar no iOS e não no sistema operacional Android da Google, já que tanto o aplicativo quanto o sistema operacional são desenvolvidos pela mesma empresa. Talvez em breve os smartphones Android ganhem também esta função no app do YouTube.
O que você achou da novidade? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.