Recentemente, o YouTube anunciou que está testando novos designs que não exibem o número de dislikes nos vídeos. O motivo para esta experiência é devido aos "comentários dos criadores sobre bem-estar e campanhas direcionadas de antipatia".
A plataforma de vídeos deixa claro que esta alteração não é definitiva e não está sendo disponibilizada para todos. O YouTube está testando diferentes designs com um pequeno grupo de usuários. Abaixo a imagem de um deles:
???????? In response to creator feedback around well-being and targeted dislike campaigns, we're testing a few new designs that don't show the public dislike count. If you're part of this small experiment, you might spot one of these designs in the coming weeks (example below!). pic.twitter.com/aemrIcnrbx
— YouTube (@YouTube) March 30, 2021
Provavelmente você já deve ter percebido, mas o botão de dislike é utilizado não somente para a pessoa expressar que não gostou de um vídeo. Por vezes, os usuários da plataforma o utilizam para mostrar o seu descontentamento geral sobre, por exemplo, um jogo, como ocorreu em um trailer de Call of Duty, o segundo vídeo mais rejeitado da história do YouTube. Entretanto, há também casos de pessoas ignorantes que dão dislike somente com o intuito de atingir o criador de conteúdo e não pelo vídeo em si.
Botão de dislike pode permanecer, mas com visibilidade limitada
Mesmo que o botão de dislike permaneça, em breve, caso os testes se mostrem positivos, apenas o autor do vídeo poderá ver o número de vezes que ele foi clicado. Esta informação estará discriminada na página do YouTube Studio.
YouTube poderá acabar com a pirataria com novo sistema
Há aproximadamente duas semanas atrás, foi relatado que o YouTube começou a implementar uma ferramenta que notifica os criadores de conteúdo sobre possível infringimento de direitos autorais antes mesmo dos vídeos serem publicados. Confira a matéria completa sobre o assunto aqui.
O que você achou da iniciativa do YouTube? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!