O streaming de jogos chegou ao mainstream, mas não há muitos concorrentes para os dois maiores nomes da indústria: YouTube e Twitch. O Twitch é construído com o streaming inteiramente em mente, enquanto o YouTube tem uma rica história com milhões de vídeos amadores, com o streaming um foco cada vez maior para a plataforma.
YouTube e Twitch são ótimas opções para streaming, seja transmitindo seu próprio conteúdo ou visualizando o de outra pessoa. Mas há muitas diferenças a considerar. Se você está se perguntando qual é o melhor na batalha entre Twitch vs YouTube, este guia deve ajudá-lo a decidir.
Interface do usuário e Qualidade de transmissão na Twitch
Tanto a Twitch quanto o YouTube foram elaborados para trazer facilidade de uso aos usuários, com uma interface que possibilite o uso e o endentimento rápido em PCs desktop, dispositivos móveis e interfaces de consoles.
Na Twitch, a interface é fácil de navegar, com recomendações logo de cara, ao acessar a página. Se você for assinante de qualquer canal da Twitch, você pode acessá-los rapidamente através dos ícones à esquerda.
Quando você estiver vendo uma transmissão, você verá controles básicos ao longo da parte inferior do vídeo, com um bate-papo dobrável à direita.
Para streamers, a interface da Twitch também não é muito diferente. A maioria das configurações que você precisará está disponível através do Creator Dashboard (acessível no menu twitch), onde você pode iniciar streams, definir configurações de qualidade, executar anúncios, verificar moderação, vincular seu software de streaming Twitch, entre outras coisas.
Interface do usuário e Qualidade de transmissão no YouTube
Infelizmente, alguns dos recursos mais conhecidos do YouTube (como rebobinar um vídeo ao vivo) não estão disponíveis para os espectadores de transmissão ao vivo da Twitch. O YouTube permite que isso faça transmissões ao vivo, então se você está em uma conexão ruim, ou apenas precisa parar por um momento, você pode pausar ou rebobinar a transmissão.
No entanto, a maior vantagem do YouTube nessa área é a familiaridade. A interface do YouTube é ainda mais simples de usar do que a do Twitch, com assinaturas de canais e streamings de tendências e vídeos acessíveis à esquerda. Na interface principal, você pode ver vídeos recomendados, procurar novos vídeos, streams ou canais.
O YouTube também tem outra vantagem sobre a Twitch: a qualidade do streaming. As transmissões da Twitch são limitadas a 1080p (HD) a 60fps (quadros por segundo), enquanto os streamers do YouTube podem transmitir até 4K (2160p) a 60fps.
Números de visualização e visualização de audiência
De certa forma, o YouTube e a Twitch fazem a mesma coisa, mas agradam públicos diferentes. A Twitch e o Youtube são semelhantes, em grande parte por causa da forma como o público em ambas as plataformas é formado.
Na Twitch, os espectadores encontrarão novos streamers com base no jogo. Se você é um streamer que transmite Fortnite, você será categorizado na categoria Fortnite quando estiver em streaming. O algoritmo da Twitch provavelmente recomendará novos espectadores, também, com base no tempo que assistiram ao jogo anteriormente.
Você ainda pode ter recomendações de transmissões no YouTube, mas é cada vez mais provável que streamers mais novos sejam precificados por nomes maiores. A maioria dos canais do YouTube se concentra na criação de vídeos como resultado, construindo vídeos que podem publicar à vontade para construir seu público, em vez de transmitir de forma consistente.
Isso criou um pouco de contraste entre as duas plataformas, onde o streaming no YouTube gira em torno de grandes lançamentos de jogos e nas principais personalidades do YouTube. Grandes streamers do YouTuber jogando Call of Duty: Warzone são um exemplo recente do sucesso desta estratégia.
A Twitch, no entanto, torna muito mais fácil para streamer menores sobreviverem. Mesmo que você esteja transmitindo apenas para 10 pessoas, é mais provável que você seja indicado para novos espectadores na Twitch do que no YouTube, especialmente se você está jogando jogos menos populares.
Em termos de números absolutos, é mais provável que você veja um número maior de streams com um grande número de espectadores no YouTube. A menos que você tenha um canal enorme. No entanto, você será capaz de construir uma audiência mais facilmente na Twitch.
Oportunidades de monetização
Independentemente das dificuldades em construir uma audiência, as oportunidades de monetização para streamers na Twitch e no YouTube são grandes.
A Twitch pode render um pouco através de recomendações, especialmente se você está jogando jogos menos populares, mas é improvável que você construa uma comunidade que se preocupa com sua transmissão sem uma programação regular, onde mais espectadores (e mais assinantes) significa uma receita maior por transmissão.
O YouTube tem ainda mais dificuldades, exigindo que você atinja 4.000 horas de vídeo ao longo de 12 meses e mais de 1000 inscritos para se tornar um Parceiro do YouTube. Apenas os Parceiros do YouTube podem monetizar seus vídeos, o que precifica a maioria dos canais. Novos canais do YouTube precisarão de uma programação regular de streams e vídeos para atingir isso.
Os Parceiros do YouTube recebem principalmente receita através de anúncios, mas se você está transmitindo, você também pode receber doações diretas de seu público, com uma divisão 70% / 30% entre você e o YouTube para cada doação. Mais uma vez, isso só é possível para os Parceiros do YouTube, limitando os esforços de monetização a canais maiores.
A Twitch também tem restrições semelhantes, mas em níveis muito menores. Desde o início, você pode configurar um link de doação na Twitch para ajudar a ganhar renda externa. O grande dinheiro, no entanto, está nas assinaturas da Twitch Prime (Prime Gaming), anúnciosde vídeo pré-streaming e mid-stream, bem como doações de "bits", tudo diretamente através da próprio Twitch.
Para fazer isso, no entanto, você precisa se tornar um Parceiro ou Afiliado da Twitch. Para isso é necessário pelo menos 500 minutos de streaming ao longo de 7 dias nos últimos 30 dias, bem como um mínimo de 50 seguidores e 3 espectadores simultâneos em média. Os parceiros devem ter 25 horas ao longo de 12 dias nos últimos 30 dias, com uma média de 75 espectadores.
Enquanto a rota para se tornar um Parceiro do YouTube for longa e fora de alcance para a maioria dos streamers, a Twitch oferece as melhores oportunidades de monetização.
Twitch vs YouTube: escolhendo uma plataforma de streaming
Se você está interessado em começar a transmitir na Twitch ou pensando em dar uma chance ao YouTube, nunca foi tão fácil começar. Uma vez que você transmite regularmente, você vai precisar investir em uma boa câmera, microfone e cartão de memória para aumentar a qualidade de suas transmissões, ganhar um público maior e se tornar elegível para monetização.
A Twitch, em particular, tem uma série de recursos para ajudá-lo a construir uma plataforma e rede maiores com outros streamers. Se você começar na Twitch, você pode ajudar outros streamers e ganhar seguidores de volta. Você também pode pensar em fazer emotes da Twitch para ajudar a inserir um pouco de sua própria personalidade em suas transmissões.