A indicação de produtos falados em vídeos no YouTube é o novo recurso que o Google recentemente começou a implementar para ajudar os criadores de conteúdo a aumentar sua receita na plataforma. Ou seja, além da monetização com propagandas, os canais terão a opção de marcar produtos citados ao longo do vídeo de um unboxing, análise (review) ou comparativo.
Inicialmente, a novidade estava sendo testada nos EUA com somente alguns canais, mas agora o Google decidiu expandir o recurso, trazendo o recurso de indicação de produtos para o Brasil. O Oficina da Net já pôde testar a ferramenta em seu canal no YouTube e mostraremos aqui como ela funciona.
Marcar produtos no vídeo
Para marcar um produto em seu vídeo, acesse o YouTube Studio e selecione "Elementos do vídeo". Em seguida, acesse "Marcar produtos" e clique em "Adicionar". É possível também inserir os produtos assim que o usuário fizer o processo de upload do vídeo, pois irá aparecer no lado direito da tela a opção "Produtos", logo abaixo de "Cards".
Para adicionar os produtos que terão um botão para o espectador clicar, o criador de conteúdo poderá pesquisar pelo nome do item em uma barra de busca e arrastá-los para a lista do lado direito. Feito isso, basta selecionar "Continuar" para prosseguir.
Como o espectador irá visualizar os produtos falados no vídeo
É importante saber como será a experiência do espectador ao criar um conteúdo e consequentemente é interessante saber como as ferramentas implementadas pelo YouTube serão visualizadas pelo público. Ao acessar pelo computador, o usuário terá as seguintes visões dos produtos no momento que clicar no botão "Ver Produtos" embaixo no canto esquerdo do vídeo.
Quando o espectador acessa pelo celular, vemos que a lista de produtos marcados para serem exibidos de forma interativa no vídeo fica mais evidente.
Qual o objetivo de adicionar botões de produtos mencionados no vídeo?
O YouTube tem como objetivo fazer com que os criadores de conteúdo não necessitem mais inserir links de produtos na descrição dos vídeos. Entretanto, a funcionalidade ainda não permite que qualquer site de vendas seja adicionado através desta nova ferramenta. Acredita-se que essa limitação seja para testar como será a recepção dos espectadores e criadores de conteúdo a este novo recurso.
Outros recursos: Retomada de um vídeo no PC que foi visto no celular
Um recurso que é bem provável que muitos utilizem é o de retomar no PC um vídeo que o espectador estava assistindo em seu celular. Desta forma, a experiência no YouTube ficou muito mais fluida. Confira todos os detalhes aqui.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.