O YouTube está lançando uma página dedicada a podcasts. Mesmo que de forma não intencional, a plataforma de vídeos acabou recebendo conteúdos no formato de podcasts, mas em vídeo. Enquanto isso, o Spotify implementou podcasts de vídeos em sua plataforma no Brasil, mesmo sendo um serviço muito utilizado para se ouvir podcasts de áudio.
A página de podcasts do YouTube estreou no final de julho de 2022 e está em processo de lançamento, segundo o site 9to5Google. No momento é possível acessá-la somente nos EUA através deste endereço ou pela nova guia de podcasts. Lá é possível ver os programas mais populares e as tendências, mas não há uma curadoria de podcasts.
A nova página dedicada a podcasts do YouTube é simples e está longe do que as plataformas rivais apresentam (Spotify e Apple Podcasts). Entretanto, o número de acessos a programas de podcast pela plataforma de vídeos do Google tem sido grande devido a facilidade de uso.
A corrida das plataformas de podcast
A primeira plataforma de streaming de grande porte a entrar no mercado de podcasts foi a Apple no ano de 2005. Quase 5 anos depois, o Spotify, após algumas aquisições de empresas e acordos com estrelas, entrou para brigar com força. Já o YouTube, teve sua entrada sem intenção e o motivo é simples: o público gosta atualmente de conteúdo no formato de vídeos, vide o sucesso do TikTok.
O que achou da novidade implementada pelo YouTube para os programas de podcasts? Gostou? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!