O YouTube desistiu da ideia de cobrar de seus usuários para assistir vídeos em 4K. No início de outubro, foi relatado no Reddit, através de uma captura de tela, a opção de resolução 2160p (4K) como "Premium" e um botão escrito "toque para atualizar" no iOS (celular iPhone), mas felizmente o Google mudou de ideia e decidiu abortar sua decisão. Confira abaixo o posicionamento da "gigante das buscas" sobre o caso.
No início desta semana, a conta oficial da equipe do YouTube postou um tweet dizendo que o streaming pago para vídeos em resolução 4K foi um experimento e que a empresa desistiu totalmente da ideia. Na publicação é dito que os usuários "poderão acessar a resolução 4K sem a assinatura Premium" do YouTube.
we've fully turned off this experiment. viewers should now be able to access 4K quality resolutions without Premium membership. we're here if you have other q's
— TeamYouTube (@TeamYouTube) October 17, 2022
YouTube não dá justificativa sobre a desistência de cobrar pelo streaming em 4K
Felizmente o Google decidiu que não haverá cobrança para reproduzir vídeos em 4K, onde teoricamente os usuários teriam de pagar pelo YouTube Premium. Entretanto, a equipe do YouTube não deu justificativa alguma sobre o porquê abandonou esta ideia.
Para quem não conhece, o YouTube Premium é uma assinatura de R$ 20,90/mês que oferece como benefícios a remoção de anúncios, além de dar acesso ao YouTube Music, serviço de streaming de música da Google, e ao YouTube Originals. O serviço ficou famoso devido às diversas tentativas no aplicativo YouTube de tentar fazer com que os usuários o assinem através de pop ups (avisos) que aparecem a todo momento na tela.