O YouTube Shorts está realizando uma mudança para lidar com problemas de spam na plataforma de vídeos curtos. A empresa informa que a partir de 31 de agosto, os links que aparecem na seção de comentários dos Shorts, nas descrições dos Shorts e no feed vertical ao vivo não serão mais clicáveis. Essa nova política tem como objetivo ser uma medida preventiva que torna mais difícil para golpistas e spammers enganar e ludibriar os usuários por meio de links.

A empresa destaca que a mudança foi necessária porque os links de spam poderiam direcionar os usuários para conteúdo perigoso, como malware, phishing ou outros golpes.

A medida é bastante extrema, considerando que o YouTube já possui sistemas e políticas existentes projetados para detectar e remover links de spam. No entanto, em vez de depender dessa tecnologia, ela está desabilitando esses links completamente. As mudanças serão implementadas gradualmente, o que significa que nem todos os links serão desabilitados a partir de 31 de agosto.

Além disso, a empresa está removendo os ícones clicáveis das redes sociais de todos os banners de canal na versão desktop, já que esses também foram usados para enganar os usuários com links enganosos. Veja a imagem abaixo, já está sem links o canal.

Canal do Youtube já não tem mais os links de redes sociais
Canal do Youtube já não tem mais os links de redes sociais

Acabou a indicação de links no Youtube?

Os criadores legítimos precisam usar links, especialmente quando vão recomendar um produto ou marca aos seus seguidores. Para abordar isso, o YouTube afirma que irá introduzir novas maneiras para que esses usuários possam incluir links com segurança em seu conteúdo. Será algo parecido com o que o Instagram faz no momento.

Criar links no Youtube. Créditos da Imagem: YouTube
Criar links no Youtube. Créditos da Imagem: YouTube

A partir de 23 de agosto, os espectadores do YouTube em dispositivos móveis e desktop começarão a ver links clicáveis nos perfis de canal, próximos ao botão 'Inscrever-se'. Os criadores podem usar esse espaço para vincular sites, seus outros perfis sociais, sites de mercadorias e outros links que estejam em conformidade com as Diretrizes da Comunidade do YouTube.

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