O YouTube começou a lançar um novo recurso de Inteligência Artificial conversacional, que pode responder perguntas sobre o vídeo que você está assistindo no momento. No entanto, essa nova funcionalidade estará disponível apenas para quem assina o YouTube Premium e usa um dispositivo Android para assistir aos vídeos.
Ferramenta de IA chega ao YouTube
O YouTube já havia mencionado que lançaria uma ferramenta de IA conversacional no final do ano passado. Desde então, não se tocou mais no assunto. A proposta era criar uma ferramenta independente que permitisse aos usuários fazerem perguntas sobre o vídeo antes de finalizá-lo.
Agora, o YouTube anunciou oficialmente que usuários nos Estados Unidos começarão a ver essa ferramenta de IA conversacional em seus dispositivos. Por enquanto, o recurso será limitado a membros do YouTube Premium, sem informações sobre uma possível expansão para outros usuários, dentro ou fora dos EUA. Portanto, ainda não há informações sobre a chegada da funcionalidade no Brasil.
A conta oficial do YouTube no Twitter (X) também confirmou a novidade:
"Nossa ferramenta de IA conversacional está sendo expandida para todos os membros do YouTube Premium nos EUA que usam dispositivos Android. Use-a para explorar mais profundamente o conteúdo que você ama, fazendo perguntas sobre o que está assistindo ou pedindo recomendações de vídeos semelhantes!"
O novo recurso de IA aparece de maneira sutil no aplicativo do YouTube. No Android, o ícone de comentários exibe um segundo ponto de página. Ao deslizar para a esquerda no cartão de comentários, uma nova opção chamada "Perguntar" aparece.
Você pode tocar nesse cartão para abrir uma página que se assemelha a uma interface de chatbot comum. Além disso, ao clicar em "Resumir vídeo", o comando é imediatamente inserido no chatbot, gerando um resumo do modelo de IA do YouTube. Embora a plataforma não tenha especificado o modelo de IA exato que está utilizando, presume-se que esteja, de alguma forma, vinculado ao Gemini.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.