Caso você não tenha o YouTube Premium, que custa R$ 24,90 por mês, provavelmente deve lidar com diversos anúncios para assistir os vídeos na plataforma. Entretanto, o botão ‘’Pular’’ era a salvação, pois permitia que o usuário pulasse a propaganda para assistir mais rapidamente ao vídeo. Contudo, recentemente o YouTube fez uma pequena alteração, dificultando um pouco mais encontrar o botão de pular anúncios.

YouTube altera botão ‘’Pular’’ na plataforma

Antes, um contador no canto inferior direito indicava quanto tempo faltava até a opção de pular aparecer. Agora, no lugar do contador, uma linha amarela aparece na parte inferior do vídeo, se movendo em diferentes velocidades conforme a duração do anúncio. Se o anúncio for longo, a linha amarela avança rapidamente até permitir que o botão de pular apareça. Para anúncios que não podem ser pulados, a linha amarela corresponde ao tempo total do anúncio.

nova barra de anúncio do YouTube, imagem: YouTube/reprodução
nova barra de anúncio do YouTube, imagem: YouTube/reprodução

Além disso, alguns usuários no Reddit revelaram que o YouTube está testando sobreposições pretas para esconder o botão de pular, o que aumenta a dificuldade de ignorar os anúncios. Essa nova abordagem parece ser parte de uma série de testes que a plataforma está realizando para ver qual método resulta em mais tempo de visualização dos anúncios.

O YouTube ainda não fez um pronunciamento oficial sobre essas mudanças, mas essas pequenas alterações tem como objetivo aumentar ainda mais sua receita com anúncios, que chegou a US$ 31,51 bilhões em 2023, um crescimento de quase 8% em relação ao ano anterior. Mesmo pequenos ajustes podem significar um grande impacto financeiro.