Já tem algum tempo que o Zenfone 5 foi apresentado oficialmente ao mundo, e vai demorar mais uns meses para ele chegar ao Brasil. Até ele não desembarcar por aqui, traçamos neste comparativo de especificações, as diferenças entre a quarta e a quinta geração do smartphone da ASUS.
A ASUS seguiu o número, não pulou o 5 que já havia sido lançado. Segundo a empresa, foi errada a escolha dos nomes dos smartphones lançados na época, vão novamente chamar o aparelho de Zenfone 5, sem haver confusão com o primeiro telefone da ASUS. Acho a escolha certa, manter uma sequência.
Design
O design da ASUS é característico. O telefone se mantém todo revestido em vidro. A face frontal foi a mais afetada, deixando as grandes bordas de lado, crescendo a tela, aplicando o notch na face de cima e uma mínima borda na área inferior.
É, de fato o Zenfone 5 adotou as tendências dos smartphones de 2018, tela esticada, notch, revestimento de vidro e metal, dois sensores de câmeras traseiras posicionados no sentido vertical. O Zenfone 5 foi muito criticado em seu lançamento, por se parecer demais com o iPhone X. E não é por menos que existe essa crítica em relação ao design, vide a imagem abaixo:
Voltando ao comparativo dos Zenfones, a diferença básica entre eles é a frente que teve a tela espichada, por esse motivo, não foi possível mais manter o sensor de impressões digitais na frente do aparelho, um local onde os consumidores de Zenfone preferem, portanto, agora ele volta para trás, assim como no Zenfone 3. Esta localizado na área central do aparelho. Os botões de desligar e volume, permanecem na direita do telefone.
As dimensões do telefone não mudaram muito. Ele cresceu 2.6mm de altura, 0.4mm de largura e se manteve no 7.7mm de espessura. Se você esperava por um smartphone mais estreito, não é o que vai encontrar. O tamanho é praticamente idêntico.
Hardware
O hardware mudou muito? Na verdade não. Podemos destacar a câmera, tamanho da tela e processador.
Tela
A tela como foi espichada, FHD+, IPS, de 6,2 polegadas na proporção 19:9, ocupando 90% do display. Ela é protegida por Gorilla Glass 3. A mudança foi no tamanho, que passou de 5,5 para 6,2 polegadas. No restante, somente testando as cores, brilho e intensidade dela para analisar se uma é melhor que a outra, afinal, tamanho é algo subjetivo e vai do gosto de cada usuário.
Processador
O processador no Zenfone 4 é o Snapdragon 660, já no Zenfone 5 é o Snapdragon 636, mas qual a diferença entre eles? Por que parece que a Asus pos um processador inferior?
Bem, eles são praticamente idênticos, o que muda são os núcleos e leitura de memória RAM.
O 636, tem 8 núcleos iguais de 1.8GHz, enquanto o 660 tem 4 núcleos de 2.2GHz e 4 de 1.84GHz. A leitura de memória do 660 é 1866MHz, enquanto do 636 é 1333MHz. E isso é suficiente para perder performance? Sim, ele vai perder um pouco em performance. O processador 636 conta com tecnologia Hexagon 680 DSP da Qualcomm, portanto, mantém a capacidade de processar com inteligência artificial.
Câmeras
Outro fator importante a ser salientado, é o conjunto de câmeras. Elas sim ganharam um upgrade que pode valer a pena trocar para a nova versão do aparelho. Com dois sensores de 12MP, uma com alta sensibilidade de luz, outra grande angular de 120°. A abertura F/2.55"1.8, e tamanho do sensor de 1/2.55". Por falar em sensor, é atualmente o melhor da Sony, IMX363.
A câmera recebeu a nota de 93 pontos para fotos, no DxOMark, e 90 pontos no geral. É considerada a melhor câmera entre os intermediários.
Bateria
As duas contam com 3300 mAh. Como rodam o mesmo sistema operacional, Android Oreo 8.0, a autonomia deve permanecer igual. Você pode ver todos os testes e mais informações do Zenfone 4 em nosso review.
Software
Como já mencionado, o Zenfone 5 vem com Android Oreo, assim como o Zenfone 4 já o possui também. A diferença inicial, é que o 5 roda a ZenUI 5, reformulada e melhorada com inteligência artificial que promete ajudar no dia a dia e em atividades cotidianas conforme seu uso.
Vale a pena migrar do Zenfone 4 para o Zenfone 5?
A minha resposta imediata é não. Primeiro, pois não sabemos ainda o preço do aparelho no Brasil. As mudanças que chegaram não foram tão drásticas. Há um grande ganho em tela e câmeras. Mas mesmo assim, somente poderemos dizer se vale a pena quando o preço for divulgado. E vamos atualizar esse post assim que lançarem o produto no Brasil.